Série: Quem pergunta quer saber - Shippar ou não, eis a questão.
- Cru Ceará
- 10 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Por Juliana Pimenta,
Um casal deu azar de pegarem assentos separados num vôo. A mulher decidiu pedir para a moça que sentaria ao seu lado para mudar de lugar e ela aceitou. Antes da mudança, ela solta a piada: “Quem sabe o moço que vai ao seu lado não é o amor da sua vida?” Nascia ai uma das melhores threads¹ do Twitter. A cupida sentou atrás dos dois, acompanhou toda a conversa e comprou cerca de quatro pacotes de internet para poder postar em tempo real no Twitter. Se essa não é uma shipper master ultra power, não sei quem seria, meus amigos.
Quem nunca olhou para duas pessoas e pensou: “Uau! Eles super combinam". E algumas pessoas decidem ir além do pensamento e acabam soltando umas indiretas bem no estilo “vai que cola”.
Então, meus amigos, a pergunta que não quer calar é: isso ajuda ou atrapalha?
Respondendo sinceramente? Depende. Pronto, aqui encerro meu texto. Brincadeira... rs. Mas a parte do depende é real.
Se formos considerar as experiências das pessoas vamos encontrar uma ruma de casais casados que só começaram a namorar por conta de um amigo que falou alguma coisa para um dos dois (ou para os dois, risos). Mas também encontraremos uma ruma de gente que pegou ranço de uma pessoa por causa das brincadeiras dos amigos.
A Bíblia não tem nenhum versículo, pelo menos até onde eu sei, que diga claramente: “sejam shippadores” ou “não sejais shippadores”, mas ela nos ensina e exorta em aspectos que devemos considerar. Queria compartilhar alguns pensamentos a partir de Colossenses 3.8-9 “Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas”.
Não provocar a ira
Algumas pessoas não gostam dessas brincadeiras e ficam claramente irritadas. Outras parecem gostar no início, mas depois acabam se irritando. Se nossa boa intenção de desencalhar nossos amigos está dificultando nosso irmão de abandonar a ira então é um bom momento de parar.
Não prejudicar
Um dos significados de maldade é prejudicar outra pessoa. Se nosso trabalho de cupido está fazendo nosso irmão criar expectativas que não serão supridas ou passar por momentos desnecessários de ansiedade, então, estamos sendo maus com ele. E o que tinha o propósito de ajudar pode acabar prejudicando.
Não mentir
Não quero dizer que tentar juntar duas pessoas seja mentir. Mas essa situação é um ambiente muito propício para “pequenas mentiras”. Seja aumentar um pouco uma história para enaltecer a pessoa, inventar esquemas para criar situações favoráveis para os dois estarem juntos ou omitir alguma coisa para não atrapalhar a imagem de um para com o outro. Essas coisas nem sempre acontecem, mas como disse, a situação favorece muito. Ficar atento a isso é muito importante.
Antes de terminar, quero considerar um outro texto da Bíblia: “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos". Provérbios 12:15. Por toda a Escritura vemos claramente que Deus nos criou como seres relacionais. Nós não fomos feitos para andar sozinhos. Aconselhar e receber conselhos faz parte da vida cristã. Deus nos tornou Corpo e cada um em sua função trabalha para edificação mútua (Efésios 4.15-16).
Ajudar dois amigos a se perceberem como mais do que amigos pode ser um processo saudável e sábio. Só precisamos nos atentar e não ultrapassar nenhum limite pelo bem da brincadeira ou satisfação própria.
Ah, pra quem ficou curioso sobre a história do avião vocês podem saber mais nesse vídeo (http://bit.ly/2M4JGPs). Parece que a cupida foi parar até num programa da TV americana...
Nota 1: Threads são os tópicos mais falados no Twitter em determinado período de tempo. Eles acabam entrando no tópico de assuntos mais populares, o que não só desperta a curiosidade das pessoas, quanto ajuda na propagação do fato/informação.
Comments