top of page

A Graça do Evangelismo


“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” - 1 João 4:8-11


Há um tempo, um discipulador meu, muito querido, me disse uma frase que mais pareceu um tapa, na época em que eu estava evitando discipular alguém: “Eu acredito que discipular é amar. Se um cristão maduro não discipula ninguém, tendo a acreditar que ele não ama.” Doeu ouvir isso, mas eu precisava. A partir disso tomei ousadia e assumi essa responsabilidade.


Esse texto é sobre evangelismo, mas nas últimas semanas não tenho dissociado essas três palavras: evangelismo, discipulado e amor. Elas têm aparentado ser a mesma coisa, por isso iniciei esse texto com a citação de 1 João. Porque Deus nos amou tanto, compartilhar este amor com outros é o mínimo que podemos fazer em gratidão.


O Senhor Jesus disse que o maior de todos os mandamentos é amar. O apóstolo Paulo disse que quem ama cumpre toda a Lei. Logo, toda a Lei de Deus é sobre amar, e um de seus mais famosos mandamentos é o “ide por todo o mundo e pregai o evangelho” ou também “ide e fazei discípulos de todas as nações”. Por esse motivo não mais dissocio o pregar, o discipular e o amar. Estão intimamente ligados. Derramar o amor de Deus na vida de outra pessoa é o ápice do viver cristão.


Em 2009, Juliano Son lançou um álbum que contém uma mensagem de poucos minutos que decorei quase toda de tão boa. Sua mensagem central é “para que outros possam viver, vale a pena morrer”. Deus tem nos chamado a viver o amor ágape, que é o amor sacrificial, no qual entregamos a nossa vida em prol de outrem. É para isso que fomos chamados. É para isso que ainda estamos aqui. Somos extensão do amor de Deus nessa terra. Cristo é a cabeça e nós somos o corpo. É o corpo que, em obediência a cabeça, abraça, acaricia, disciplina, que ama pragmaticamente.


Oswald Smith diz em seus livretos gloriosos sobre missões que “a tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo”, que o crente que não evangeliza não entendeu o evangelho ou não ama; logo, não é crente. Se entendemos que sem Jesus estamos todos, sem exceção, perdidos e destinados ao inferno, por que não nos preocupamos com aqueles que ainda não tiveram acesso a tão grande salvação? É imensurável a quantidade de pessoas no mundo que ainda não conheceram genuinamente a mensagem da cruz e nós aqui preocupados apenas com o entretenimento da nossa comunidade já alcançada…


Você e eu somos chamados para alcançar o mundo. “Ah, mas eu não quero ir à Índia, à Malásia, à Coreia do Norte!” Então ao menos possibilite que outro vá em seu lugar, mas just do it. Quem segura a corda para alguém que desce em um poço ao resgate de um caído é tão digno quanto o que desceu.

Um dos objetivos da Cru, que particularmente acho o mais maravilhoso, é estar em todos os lugares até que cada pessoa conheça alguém que verdadeiramente segue a Cristo. Sabe, talvez o único verdadeiro discípulo de Jesus que aquela pessoa do ônibus tenha acesso seja você. Talvez apenas você possa alcançar a(o) fulana(o) do seu trabalho. Isso significa que você pode ser um dos responsáveis pela evangelização em um lugar remoto da terra só por ter tido a ousadia de compartilhar o amor de Jesus com alguém. Pois talvez você realmente não precise ir à Somália, mas, se salvar alguém que possa, você contribuiu com isso, consegue perceber? Por isso Paulo falou “pregue a palavra, a tempo e fora de tempo”. Ninguém pode calcular quantas frutas podem vir de uma sementinha plantada.


Paulo é conhecido como quem pregou e evangelizou toda a Ásia Menor, mas realmente acha que ele fez isso sozinho? Na maior parte do tempo ele estava discipulando algumas pessoas e essas pregavam. Oswald Smith é o senhor missões não porque foi aos campos missionários - até foi, mas não tinha saúde para permanecer -, mas porque sua igreja é responsável pelo sustento de milhares de missionários no mundo.


A quantas pessoas você falou de Jesus na última semana? Há alguém especial por quem você tem orado e dedicado tempo de qualidade para transmitir a vida de Deus? Já contribuiu com míseros 10 reais a algum projeto missionário nos últimos 3 meses?! Pareço estar colocando peso demais sobre você?! Sério?


Parafraseando Juliano Son novamente, “viver por outro alguém é bem viver”. Uma caixa d’água, se mantiver seu conteúdo parado, se não compartilhar, apodrece. “Você não precisa de um chamado missionário”, Jesus já te deu essa ordem. Nossa fé se fortalece quando obedecemos, mais ainda quando vemos os frutos disso. Sabe aquele sentimento de ver uma pessoa entregando sua vida a Jesus por meio de você? É indescritível! Portanto, pregue. Portanto, ame.


Por: Elindson Renney


110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page