Testemunho do projeto de verão belém
- Cru Ceará
- 3 de jun. de 2024
- 4 min de leitura

O Projeto de verão da Cru começou pra mim bem antes do primeiro dia, começou antes mesmo de abrirem as inscrições. Deus decidiu, de maneira graciosa, mudar todos os rumos e planos que eu tinha no papel e o resultado disso me enlaçou lá em Belém do Pará.
Conheci a Cru ainda adolescente graças a minha irmã em 2018, mas meu envolvimento com a Cru começou no início de 2022; no entanto, em algum momento daquele ano, eu havia decidido que meu foco seria viver a universidade centrada apenas na minha vida e com foco apenas no meu crescimento acadêmico e profissional e, com isso, iniciaria uma corrida em busca das grandes realizações universitárias que me cercaram e me fizeram perder o foco do que realmente importava na minha vida. Essa ganância por coisas terrenas me consumiu e me fez entrar no ano de 2023 ainda mais cheio de mim e sem a correta perspectiva do que Deus realmente queria para a minha vida. No meio dessa bagunça interior, Deus decide me levar para São Paulo e me reunir com estudantes do Brasil inteiro no Congresso Nacional da Cru Campus; lá, todos tinham o objetivo de declarar com um amor ardente que somente Ele importa, somente Ele merece todos os esforços, somente por Ele a vida valeria! Foi constrangedor ver tudo aquilo, vi Deus trabalhando em mim, o amor dEle enchendo cada metro quadrado de São Paulo e no meio disso Ele decidiu encher também o meu coração e me lembrar o que havia se perdido; como um Pai que disciplina e cuida, Ele gritou aos meus ouvidos que eu saísse da minha vida egoísta.
Na última noite do evento foram anunciados os projetos que aconteceriam na Cru; dentre eles, foi anunciado o Projeto de Verão em Belém para janeiro de 2024 e, sem pensar duas vezes, fiz uma oração e pedi ao Senhor que me levasse para um desses projetos e me permitisse viver a universidade além do que eu podia ver.
Uns meses depois fiz minha inscrição e comecei a preparação de ida ao projeto, foi um momento de experimentar o cuidado de Deus e aprender a depender inteiramente dEle, no meio dos pedidos de ofertas por meio das cartas de sustento e das orações (as vezes desesperadas) eu pude ver o quanto Deus providenciou cada recurso e abriu diversas portas pra me levar a Belém.
E, depois de meses de espera e ansiedade, fui para Belém viver o que Deus havia planejado pra aquele momento e quanta coisa Ele planejou e me permitiu viver. No projeto Belém, eu pude conhecer pessoas do Brasil inteiro (e de algumas partes do mundo) e ver o quanto Deus ama as amizades que são feitas por meio dEle; no projeto eu ri, chorei e vivi cada dia me deixando ser levado por cada momento e sendo direcionado pelo Senhor a cada dia. Cada momento de conversa com meus amigos, que se tornaram parte da minha caminhada, me faziam sentir amado e cuidado por Deus.
O projeto de verão é divido em dias teóricos nos quais pude aprender mais sobre a Cru, aprendi a utilizar ferramentas de evangelismo, ferramentas de discipulado e iniciar conversar espirituais e também participar de aulas que envolvessem temas do coração, foi um momento de crescimento ímpar na minha jornada com Cristo e pude conhecer e experimentar mais dos atributos do Senhor e do seu imenso amor e graça.
Os outros dias de projeto foram realizados os evangelismos na UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), essa experiência certamente me marcou e ampliou meu olhar de como viver uma vida cristã na universidade, os dias na UFRA foram cheios de oportunidades de iniciar conversar espirituais e apresentar o verdadeiro evangelho. Um dia que me marcou profundamente foi quando tive a oportunidade de iniciar uma conversa com um professor universitário, que logo foi encaminhado para uma conversa evangelística, e, no fim, aquele homem decidiu entregar sua vida a Cristo. Aquilo me emocionou e me fez meditar no poder da graça de Deus que se manifesta a todos, inclusive nas universidades, independente de posições ou títulos.
No último dia, durante a noite especial, nos foi pedido que firmarmos um compromisso de permanecer constante e servindo ao Senhor com alegria e também se dispor a dar passos de fé de acordo com o que Deus estava nos chamando e com muita alegria e uma certeza inexplicável decidi viver maiores desafios com o Senhor e logo estarei indo mais fundo nessa jornada missionária dentro da universidade. Sou imensamente grato a Deus, que abriu meus olhos e me fez enxergar que viver a vida é focar em coisas além das que se veem e que uma vida de sucesso não é baseada em conquistas terrenas e em um lattes super recheado. O sucesso é uma vida dedicada a entender e fazer o que Deus ordena e jamais desviar o olhar do Doador de tudo, o Feitor da terra e céus. Os 21 dias em Belém no projeto de verão foram um divisor de águas na minha vida e uma lembrança dos tempos de universidade que certamente vou levar durante toda minha vida e incentivar a todos que queiram ir, abandonem os medos, o egoísmo e as incertezas e se lancem nos planos do Senhor.
"Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:24)
Por: Ranielly Martins
Commentaires